quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tiramisu:Uma História Gostosa!



Tiramisu (italiano: Tiramisù / Veneto: Tiramesù)

A tradução do italiano é "levantador"
Também conhecido como "Trifle Tuscan" (Torta Toscana) e "Zuppa Inglese" (sopa inglesa), o tiramisu tradicional se assemelha a uma pudim que geralmente é composto de biscoitos molhados em licor (vinho marsala) e de camadas de chocolate picado e massa doce (biscoito champanhe). Consiste simplesmente em cinco ingredientes: ovos e açúcar batidos, biscoitos tipo inglês ou champanhe, molhados em café expresso com cacau em pó. O mascarpone (queijo cremoso, branco, ligeiramente ácido, da região da Lombardia, produzido de leite de vacas alimentadas com ração especial de ervas e flores) só foi incorporado mais tarde. Existem mil e uma variações da receita. Mentes criativas mudam tanto os ingredientes do Tiramisù, que chegam a ameaçar sua identidade, preservando às vezes só o nome. .
Há muita história e lenda sobre a origem do Tiramisu. Mas não há nenhum documento que mencione o Tiramisu antes de 1983.
Uma das histórias, conta que uma sobremesa semelhante ao Tiramisú teria sido criada no século XVII, em Siena, cidade da província Italiana de Toscana. A ocasião era de uma visita do Grão-Duque Cosimo de Medici III, para quem essa guloseima foi criada e apelidada de "zuppa del duca" (sopa do duque). Cosimo trouxe a receita consigo de volta a Florença. A popularidade da "Sopa del Duque" aumentou mais ainda por toda a corte italiana , quando atribuíram à sobremesa propriedades, excitantes e afrodisíacas. Passados alguns anos, correu a lenda que em determinadas proporções aumentariam o desempenho sexual, antes de um encontro amoroso. Por isso a sobremesa mudou de "Sopa del Duque" para "Tiramisú". O nome "surge em primeira-mão em separado, "te tira su" tradução ao pé da letra " te levanta" ou "põe te para cima". Este mito, poderia ter alguma verdade, em relação às suas capacidades afrodisíacas. O seu valor energético, associado à cafeína e cacau poderia realmente "levantar" o Gran Duque...
Em uma pesquisa de Anna Maria Volpi editada em seu livro "The Timeless Art of Italian Cuisine - Centuries of Scrumptious Dining", a receita mais antiga de tiramisu, estaria no livro de Giovanni Capnist "I Dolci del Veneto" (As Sobremesas de Veneto). A primeira edição foi publicada em 1983 e tem uma receita clássica para Tiramisu . De acordo com Capnist, as recentes receitas com infinitas variações da cidade de Treviso, são mais uma descoberta de restaurantes do que uma tradição familiar.
Mas a palavra final na origem de Tiramisu ' é do livro de Fernando e Tina Raris "La Marca Gastronomica" publicada em 1998, um livro completamente dedicado à culinária da cidade de Treviso. Os autores se lembram do que Giuseppe Maffioli escreveu em um artigo em 1981: "Tiramisu ' nasceu recentemente, há 10 anos na cidade de Treviso. Foi proposto pela primeira vez no restaurante Le Beccherie. A sobremesa e seu nome ficaram extremamente populares, sendo então copiados por muitos restaurantes em Treviso e ao redor da Itália. Ainda hoje o restaurante "Le Beccherie" faz a sobremesa com a receita clássica: ladyfingers empapada em café expresso, forte amargo, creme mascarpone-zabaglione em pó de chocolate amargo. Alba e Ado Campeol, os donos do restaurante lamentam, que não patentearam o nome e a receita, especialmente para evitar toda a especulação e suposições na origem deste bolo, e a difusão de tantas receitas que não têm nada que ver com o Tiramisu original.


Agora,receitinha!


Ingredientes:

8 colheres (sopa) de açúcar
4 gemas
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2kg de mascarpone
2 claras
1 xícara (chá) de café em infusão forte
4 colheres (sopa) de rum
18 biscoitos champanhe inglês
6 colheres (sopa) de chocolate meio amargo ralado

Modo de Preparo:
Bata na batedeira o açúcar, as gemas e a baunilha por 5 minutos. Transfira para uma tigela refratária e cozinhe, em banho-maria, por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e bata o creme, com um batedor manual, por 5 minutos. Junte o mascarpone e as claras em neve e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira e reserve. Misture numa tigela refratária grande o café e o rum e umedeça os biscoitos. Distribua-os no fundo de 6 taças, coloque o creme e polvilhe o chocolate. Leve à geladeira por 1 hora e sirva em seguida.

Fonte: Revista Água na Boca
Categoria: Sobremesas: Doces
Cozinha:Italiana
Temperatura:Frio
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 min + o tempo de geladeira
Rendimento: 6 porções

Mais!


Rendimento
1 porção

Ingredientes
3 unidade(s) de clara de ovo em neve
3 unidade(s) de gema de ovo
300 gr de mascarpone
200 gr de creme de leite
quanto baste de biscoito champagne
quanto baste de açúcar
quanto baste de café forte
quanto baste de amaretto
Modo de preparo
Bata 3 colheres de açúcar com 2 colheres de água, junte as gemas e por último o mascarpone.
Bata separado o creme de leite, misture devagar com uma colher (não bata), o restante de cima, por último as claras em neve. Molhe as bolachas num pouco de café forte misturado com o amaretto, cubra o fundo de uma forma, coloque um pouco do creme, bolachas, creme e por cima chocolate em pó. Sirva no dia seguinte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário